21 de maio de 2013

Você ri quando vê um “gordo” fazendo “gordice”? Cuidado, você pode ser fotografado.

Observe atentamente a foto ao lado. Repare na loira ao fundo que coloca a mão na boca. Sim, ela está rindo da mulher gorda a sua frente que se atrapalha com a câmera. 

A mulher gorda é a fotografa Haley Morris-Cafiero, chefe do Departamento de Fotografia do Memphis College of Arts, no Tennessee, que criou o projeto "Wait Watchers", uma série de fotos que flagram transeuntes tirando sarro dela, uma pessoa obesa, no meio da rua ou em lugares públicos.

Protesto? Vingança?

De acordo com a reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Haley justifica que se trata de uma "experiência de caráter sociológico" e completa explicando: "Inverto o olhar, e o foco fica sobre as pessoas que me observam".

Peso do olhar

É como se a fotografa brincasse com a ideia de que, nas imagens, quem esta em evidência não é a observada (ela), mas o observador (no caso as pessoas que riem da mulher gorda). 

Aliás, por falar em brincadeira, o nome do projeto, "Wait Watchers", trata-se de um jogo de palavras: o som da palavra peso=“weight” e espera "wait”. Em tradução livre, seria algo como “Observador do Peso”. Em minha interpretação, o peso [preconceituoso] do olhar das pessoas sobre alguém diferente delas, pesa mais.

O que será que passa pela cabeça do rapaz?

Já não sentiu vergonha alheia quando um gordinho se abaixa e paga cofrinho?
O que você achou? Dê sua opinião, pois  aqui na Friday ela tem peso de ouro.
Confira mais fotos no site oficial do projeto: "Wait Watchers".  

Por: Elidio Santos
De: São Paulo - SP
Email: elidio@revistafriday.com.br

0 comentários: