10 de agosto de 2012

RESENHA: Cantando na Chuva


Todos conhecem "Cantando na Chuva" como "aquele filme em que um cara sai sapateando na rua debaixo de um temporal", cena tão imitada ao longo das décadas quanto a do vestido esvoaçante de Marilyn Monroe. Porém, o filme não se resume somente a isso.
O ano é 1927 e somos apresentados a Don Lockwood (Gene Kelly), um dos grandes galãs dos filmes mudos e sua companheira de cena, Lina Lamont (Jean Hagen). Após ser atacado por fãs ao sair da estréia do seu mais novo filme, Don foge pelas ruas e acaba parando dentro do carro de Kathy Selden (Debbie Reynolds), uma aspirante a atriz, a qual lhe chama atenção, pelo fato de não se deslumbrar com sua fama.
Contudo, a história não está restrita somente ao romance entre Don e Kathy cheia de sorrisos, músicas e números de sapateado, pois assim como "O Artista" (2011), "Cantando na Chuva" é uma celebração à indústria e à uma das mais importantes inovações tecnológicas cinematográficas: a transição dos filmes mudos para os filmes falados.
Como se sabe, na época dessa transição, muitos atores do cinema mudo foram esquecidos, pois havia a dificuldade em utilizar expressões faciais condizentes com o texto a ser falado (podem perceber que nos filmes mudos, há um maior uso de caretas), as vozes que não combinavam com os rostos na tela (havendo a necessidade de usar dublês para as falas/músicas, o que acontece na relação entre Kathy e Lina), sem contar as dificuldades técnicas, tais como o posicionamento dos microfones para melhor captação das falas.
Todas estas dificuldades tornaram os primeiros filmes falados uma grande piada para a população, inclusive o de Don e Lina, retrato que só foi mudado após o sucesso de "O Cantor de Jazz", o que deu a Don e seu grande amigo, Cosmo Brown (Donald O’Connor), a idéia de fazer um filme falado com aquilo que eles sabiam fazer de melhor: Música! Surgiu, assim, o conceito dos filmes musicais.
Uma excelente pedida para quem gosta de musicais (assim como eu) e quer garantir umas boas risadas, principalmente com as trapalhadas da Lina Lamont.
Bom filme, então!

Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen, Millard Mitchell
Diretor: Gene Kelly, Stanley Donen
Gênero: Musical
Ano: 1952

Por: Natália Farkatt
De: Natal-RN
Email: natalia@revistafriday.com.br

Você já curtiu a Revista FRIDAY no Facebook? faça como eles ;)

0 comentários: