13 de junho de 2013

Sprout: O Lápis Que Vira Planta!

Sabe aquele lápis que você já usou tanto que não é possível nem apontar mais? O que você acharia se ao invés de simplesmente jogar fora você pudesse plantar, regar, cuidar e depois colher tomates, alecrim, salsa ou quem sabe uma bela flor? Saiba que isso pode ser possível, é o que garante um projeto realizado por alunos de uma turma de pós-graduação em design de produtos do MIT. Eles são os criadores do SPROUT.



O Sprout é um lápis que possui acoplado a sua base superior uma capsula com sementes, que ao ser enterrada em um bom solo e umedecida se degrada, germina e cresce, tornando-se uma planta ou legume das mais diversas espécies e gêneros.

O projeto foi criado por um grupo de pós-graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que receberam o desafio de criar um produto ecológico para o escritório do futuro. Foi então que lançaram a ideia inicial do Sprout. Ele pode ser considerado um equivalente a um lápis normal, mas possui um grande diferencial: a possibilidade de ligar as pessoas ao meio ambiente. Uma das principais motivações do grupo é o de tirar as crianças das ruas e levá-las para os jardins. 

Um dos grandes questionamentos de quem conhece o projeto inicialmente é o fato de que ele não possui uma borracha acoplada. Mario Bollini, um dos criadores do Sprout, diz: "Não há uma borracha porque não queremos cometer erros. Nós nunca tivemos sorte com borrachas acopladas ao lápis, elas tendem a ser muito pequenas e de baixa qualidade. Queremos que cada parte do Sprout seja divertida de usar, não queremos sacrificar a qualidade (além de adicionar custos e complexidade), para inserir uma borracha, que se desfaz completamente. Colocar uma borracha seria um erro. Há um monte de boas borrachas separadas por aí, posso, inclusive, recomendar algumas. E, quem sabe, podemos colocar sementes nelas também em breve."



Para chegar a uma seleção ideal de sementes adequadas para o projeto, o grupo pesquisou mais de 100 tipos de espécies, dentre as selecionadas, destacam-se:

Manjericão;
Tomate;
Berinjela; 
Pimenta verde;
Calêndula;
Coentro;
Menta;
Endro;
Salsa;
Tomilho.

Preço

O lápis possui o preço inicial de $5,00, já com frete grátis, mas no momento não está à venda devido a questões financeiras e a necessidade de apoiadores, mas o objetivo é que seja feita a venda unitária ou em conjuntos personalizados. O grupo ainda tem a ideia de criar um conjunto de lápis de cor, onde a cor da flor corresponde a cor do lápis, o que chamam de “meta de expansão”.

Como usar:

O Sprout é um lápis comum, ecológico e de excelente qualidade.
Após ser utilizado e muito apontado é hora de dar uma segunda utilidade ao Sprout.

É só colocar a parte contendo a capsula totalmente coberta no solo
até o limite da parte pontilhada.

Deve ser colocado água diariamente e dentro de uma semana o
primeiro broto já começa a aparecer.
Maiores informações, podem ser encontradas no site do projeto: 

E vocês, o que acham do projeto?

Por: Marcel da Silva
De: Blumenau - SC
Email: marcel@revistafriday.com.br

0 comentários: