![]() |
Provavelmente um dos mais importantes fotógrafos do mundo. E um dos criadores do "street photography", tipo de fotografia que a Leica é imbatível. |
Quando falamos de Leica, rola um arrepio na espinha de todos aqueles que gostam de fotografia. Essas câmeras alemãs custam dezenas vezes mais do que as similares e mesmo assim ainda vendem bem!
A Leica não segue moda, nem parece estar muito preocupada com as mudanças do mercado: para vocês terem uma ideia ela só lançou uma linha de câmeras digitais em 2006 e mesmo assim manteve a fabricação da versão de filme (a qual é praticamente igual desde a década de 50).
Muitos afirmam que isso é conseqüência de uma genial estratégia de marketing. Pode até ser. Mas, de qualquer forma, lá na década e 30 muitos escolhiam a Leica no lugar de varias outra marcas de renome (já ouviram falar da Zeiss?)
Ok, vamos aos motivos que fazem com que a as câmeras da linha M da Leica sejam tão aclamadas:
1. Ela é pequena:
Câmeras profissionais geralmente são penduradas no pescoço e, em longas caminhadas, até são responsáveis por sérias dores nas costas. Com a lente certa você pode colocar uma Leica M no bolso da jaqueta sem incomodar tanto!
2. Silenciosas:
Imagina a cena: aquela pessoa dormindo serenamente, a luz amarela do sol incidindo perfeitamente sobre seus cabelos. Você não vai querer interromper aquele momento com um "cleck". Então, se você não quer ser notado, use uma Leica.
3. Ela é resistente:
A Leica foi pensada como um instrumento de trabalho, e assim como qualquer britateira não pode deixar o operador de britadeira (?) na mão. A Leica foi pensada para ser robusta o suficiente para agüentar pancadas, chuva, poeira e todas as outra interpéries climáticas.
4. Ela é discreta:
Não para os amantes de fotografia, é claro. Como eu já disse aqui as pessoas simplesmente gostam mais se você tem uma Leica e vão pedir para vê-la e tudo mais. Maaas, para quem não entende de câmera, uma Leica parece menos "profissional" que uma SLR. Provavelmente vão se incomodar menos ao ver uma Leica apontada para elas.
5. Grande variedade de acessórios:
A Leica oferecia tudo o que você poderia precisar e algumas coisas que você provavelmente nunca ia precisar.
![]() |
Mais um, o cineasta Stanley Kubrick posando com sua Leica |
Bom, você leitor, provavelmente vai achar estranha a conclusão desse texto. A série M da Leica é e sempre será lendária. Essa câmera fez história nas mãos de todos os melhores fotógrafos de rua.
Mas ainda sim existem alternativas quase tão boas quanto por uma fração do preço, as quais, provavelmente não serão tão históricas nem tão lindas quanto uma Leica. Mas continuam sendo alternativas que oferecem um custo benefício bem melhor!
![]() |
A Zorki, uma cópia Russa de 1940 de Leica III: tirando a qualidade de construção e o preço, não existe muita diferença. |
Por: Leo Lazzaro
De: São Paulo - SP
Email: contato@revistafriday.com.br
0 comentários: