22 de janeiro de 2014

Resenha: Lugar Nenhum - Neil Gaiman

Neil Gaiman é inglês (tem alguma coisa ruim que esse país faça? Não!), escritor de romances e quadrinhos, famoso principalmente pela a HQ “Sandman”, além das diversas obras adaptadas para o cinema e contribuições para TV. “Lugar Nenhum” foi lançado em 1996, junto com a série de mesmo nome transmitida pela BBC.

O livro conta a história de Richard Mayhem, um rapaz escocês que trabalha e mora em Londres. Ele vive uma vida perfeitamente normal, em um apartamento normal com um emprego normal e está noivo de uma moça (chata) que parece ser a mulher ideal. Tudo parece bem até que uma noite Richard encontra uma moça ferida na rua e decide socorre-la.

Depois disso, Richard se torna invisível para as pessoas de Londres, como se nunca tivesse existido. Sem emprego, sem noiva e sem ter onde morar, ele acaba indo atrás de Door, a moça que o ajudou. É assim que ele descobre a existência da Londres-de-Baixo, uma versão subterrânea da cidade que é povoada por monges, assassinos, mercenários, párias e até mesmo nobres. Richard precisa descobrir como conseguir sua vida de volta enquanto ajuda Door a encontrar as pessoas que assassinaram sua família.

Na minha (suspeita) opinião, Neil Gaiman dificilmente faz algo que seja ruim. Sandman foi a primeira coisa dele que eu li e posso dizer que é um dos melhores quadrinhos que eu já li na vida. “Lugar Nenhum” segue essa linha de coisas boas. Ele apresenta a fantasia sombria de Neil Gaiman de uma maneira mais adulta mas que te faz pensar como criança se o mundo é mesmo só isso que vemos ou se realmente existem coisas que nem sonhamos.

Richard é meu personagem favorito. O desenvolvimento dele na história acontece de forma natural, nada de virar super herói de uma hora pra outra. Ele conhece um mundo novo e tem medo mas ao mesmo tempo tem curiosidade. “Lugar Nenhum” é cheio de detalhes e personagens interessantes. A história tem um ritmo bem intenso e o clima de mistério faz com que o livro seja praticamente impossível de largar.

A primeira vista, pode parecer que “Lugar Nenhum” fale de mundos desconhecidos e lendas urbanas mas, na verdade, Neil Gaiman nos mostra nossa própria vida e se temos coragem ou não para mudá-la. 

Por: Virgínia Fróes
De: Natal
Email: virginia@revistafriday.com.br

Você já curtiu a Revista FRIDAY no Facebook? faça como eles ;)

0 comentários: