19 de julho de 2013

A Garota da Cafeteria

Dia desses eu falei aqui sobre o Richard Curtis, famoso pelo roteiro de várias comédias românticas como "Quatro Casamentos e um Funeral", "Um Lugar Chamado Notthing Hill" e "Bridget Jones" e por levar o cinema britânico a um novo patamar. Em "A Garota da Cafeteria", Curtis deixa sua marca, desta vez em parceria com David Yates, diretor de "Harry Potter".

No filme, somos apresentados à Lawrence (Bill Nighy, figurinha carimbada nos filmes do roteirista), um assessor do Ministro das Finanças da Inglaterra. Bastante solitário e workaholic, em um dos seus raros momentos de folga, resolve ir à uma cafeteria. Chegando lá, o estabelecimento se encontra cheio e sem nenhuma mesa vazia, exceto uma em que está uma moça desacompanhada, chamada Gina (Kelly Macdonald). A conversa entre os dois se dá de forma tímida, superficial, pois Lawrence mostra-se muito acanhado em ter que socializar com uma pessoa estranha, mas ainda assim nada o impede de chamar a moça para um almoço. 

Os dois começam a se encontrar regularmente, plantando a dúvida entre os colegas de trabalho de Lawrence que os dois estão tendo um relacionamento sério, principalmente depois de Gina ser convidada a ir como acompanhante à Reykjavik, na Islândia, para uma conferência do G8.
Porém, Gina se torna um tanto quanto inconveniente ao olhos dos chefes de Estado, por seu posicionamento idealista, quando, em jantares e coquetéis onde todos estão reunidos, ela cobra dos países mais ricos atenção e real comprometimento com os países mais pobres (uma das questões tratadas na conferência era  a pobreza no terceiro mundo).
Se engana quem pensa que o filme é exclusivamente político. Curtis soube dividir a crítica política e social com o romance, tornando o desenrolar da história de Lawrence e Gina interessante de acompanhar, trazendo boas cenas e questionamentos sobre a sociedade e o comportamento humano.
(Não achei trailer, mas segue a primeira parte do filme a quem interessar)


Elenco: Bill Nighy, Kelly Macdonald, Anton Lesser, Ken Scott, Paul Ritter, Meneka Das
Diretor: David Yates
Gênero: Romance
Ano: 2005

Por: Natália Farkatt
De: Natal-RN
Email: natalia@revistafriday.com.br

Você já curtiu a Revista FRIDAY no Facebook? faça como eles ;)

0 comentários: