10 de julho de 2013

Um livro para comemorar o Dia do Rock, bebê!



Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. E se você acha que é um(a) grande cult deste universo musical, prepare-se para descobrir que o rock é muito mais do você conhece com “O Pequeno Livro do Rock”, de Hervé Bourhis.

Deparei-me com esta obra em minha primeira ida à Livraria Nove.Sete com os amigos, um espaço de livros infanto-juvenis incrível que tem aqui em São Paulo (e, para melhorar, ao lado da minha faculdade, no bairro Vila Mariana). Por estar em um local cheio de bonecos de papel machê, poesias e lugares para contos de fadas, veio à minha mente de que o livro seria voltado a crianças. Engano meu.



“O Pequeno Livro do Rock” é uma enciclopédia em quadrinhos que traçam uma linha cronológica da música. Apreciar suas páginas em preto e branco em um livro com formato de LP é desafiar-se a acertar artistas, estilos e anos – isso vale para todos que, assim como eu, são fãs do gênero.

Não há uma leitura linear e isso é um ponto positivo, sim. Isso porque Bourhis é capaz de apanhar praticamente todos os pontos importantes do Rock desde 1915 até 2009. Então com certeza você encontrará sua banda favorita aí, pois o livro te leva a uma viagem musical pelo Soul, Reggae, Hip Hop, Rockabilly, Pop, Punk Rock e até mesmo o tropicalismo brasileiro surge.

Então para se afundar nesta leitura nada de rotular algum estilo como “isso não é rock”. Algumas notas geram polêmica para sua mente, mas... Jogue-se nos quadrinhos, nas capas de CDs icônicas e descubra curiosidades sobre o mundo dos rockeiros. Há desde notas autobiográficas até as histórias de Bob Marley como vendedor de bijouterias e o primeiro encontro de John Lennon e Paul McCartney em uma igreja.




Outra característica fascinante do livro são as Batalhas Musicais, apresentadas em páginas duplas! Hervé seleciona duas bandas ou artistas de certo estilo e compara seus discos. Isso ocorre, por exemplo, com Michael Jackson vs. Prince, Nirvana vs. Pixies, David Bowie vs. Lou Reed. Você poderá ficar intrigado (a) com algumas comparações e acredito que esta seja uma intenção proposital do autor: revoltar-te.

Eu convido você, caro leitor/leitora, a entrar de cabeça nesta aula de história do rock. E se está embalado (a) no ritmo de preguiça das férias, basta “ouvir o livro”: nas páginas finais, “O Pequeno Livro do Rock” reúne uma imensa lista de hits icônicos do rock.



O Pequeno Livro do Rock
Autor: Hervé Bourhis
Editora: Conrad
Ano: 2010
Páginas: 224
Preço sugerido: R$ 39,20 (Fnac)

Por: Tatiane Gonsales
De: São Paulo - SP

Você já curtiu a Revista FRIDAY no Facebook? faça como eles ;)

0 comentários: