Se a sexta-feira 13 traz azar eu não sei. E é difícil até saber de onde surgiu essa crendice, já que existem diversas versões, envolvendo até dilúvio, supostamente iniciado numa sexta-feira.
Segundo o Portal Mundo Estranho, a Escandinávia pode ter exportado essa lenda. A origem seria na história da Friga, deusa do amor e da beleza. Ela, que deu origem ao nome Friday e, consequentemente, a nossa revista, teria sido transformada "em uma bruxa exilada no alto de uma montanha" quando as tribos nórdicas foram convertidas ao cristianismo. A partir daí, Friga, 11 feiticeiras e o Satanás, totalizando 13 participantes, reuniam-se todas as sextas-feiras para rogar pragas sobre a humanidade.
Não sabemos se essa é a versão verdadeira, nem se existe uma, mas que muita gente tem medo da sexta-feira 13, tem. Além desse, existem outros medos tudo quanto é jeito e coisas. Pra mostrar pra vocês, listamos alguns dos integrantes da Friday, vejam só:
![]() |
Deusa Friga, ou Frigga. / Foto: irmandade.blogspot.com |
1. Medo de que meu dia a dia se torne chato e repetitivo, viver no automático. Só de pensar me urino toda de medo. (Bárbara Argenta)
2. Tenho medo de ser odiada. Pelo que eu faço, pela minha idade, pela minha empolgação ininterrupta eterna... Medo do que os outros pensam de mim. (Bárbara Bittencourt Kaneko)
3. Perder minha família e enxergar o mundo com monotonia. (Denilson Prata)
4. Medo de morrer por raios, pois sempre vai parecer que você morreu antes da hora ou que ainda faltava alguma coisa. (Guilherme Lazaro Mendes)
![]() |
Medo 5, assinado por Debora Mayumi |
6. Medo de formigas, bichos de luz e de agulhas no nível *bater na enfermeira que tentou tirar sangue*. (Jayne Oliveira)
7. De ficar só. Traduzindo: da solidão. (Kaio Tibes)
8. Medo da morte da criatividade e da lei que limite a comunicação. Fora o medo de barata, tenho medo de me perder. E medo de desencontros, de perder o avião e de pegar o busão no sentido inverso. (Kellen Bonassoli)
9. Eu tenho medo de palhaços. (Leonardo Souza )
10. Meu maior medo é ser anônimo. Significa que senti tudo em vão. (Lincoln Spada)
![]() |
Medo 11, compartilhado por Fernando Braida e Bruna Okubo |
12. Pavor por armas de fogo. (Manay Deô )
13. Medo das atitudes de alguns humanos, principalmente aqueles que estão nos mais diversos - e altos - escalões. É perigoso. É preocupante. (Marcel da Silva)
14. Noh, eu tenho medo de andar em ruas escuras demais. E medo também de críticas negativas. (Mariana Magalhães)
15. Morrer jovem e não ler todos livros/assistir todos os filmes e séries que eu quero. Ah, e sem voltar pra Londres novamente. (Natália Farkatt)
16. Perder a amizade e o companheirismo de toda equipe da Friday! (Pedro Tavares)
17. Medo de ser esquecido. (Rafael Trocatti)
18. Medo de entrar no ônibus e perceber que se está sem dinheiro e bilhete único. (Rafael Vidalles)
19. Medo de altura e de ficar bêbado. (Renan Amorim)
20. Eu tenho medo de lagartixa. Tenho medo de ficar cega; de ser assaltada. E de ter meu TCC reprovado. (Tatiane Gonsales)
21. Avião. Só de escrever, quase vomitei de nervoso. (Vinícius Origuela)
22. Eu tenho medo de falhar. (Virgínia Fróes )
![]() |
Medo 23, assinado por Ana Cadamuro |
É cada medo estranho. Nunca imaginei que alguém poderia ter medo de tubarões em piscinas. Talvez pelo fato de saber que eles jamais estarão numa piscina. Ah, também tenho medo de não ir para Londres - pela primeira vez, no meu caso. E gostaria de dizer que também tenho medo de formigas.
Por: Gustavo Rodrigues
De: São Paulo - SP
Email: gu@revistafriday.com.br
0 comentários: