Filme nacional de comédia ambientado no nordeste, existe "de ruma" (ou "de monte", traduzindo do "nordestinês") por aí. Mas vou te contar, fazia tempo que eu não dava umas gargalhadas boas como foi com "Cine Holliúdy".
A história se passa em Pacatuba (interior do Ceará), uma cidade pacata, na qual não existem muitas opções para diversão do povo. Estamos na década de 70, época na qual as televisões comunitárias estavam sendo instaladas nas praças das cidades do interior e assim "roubando" o público dos pequenos cinemas. É então que somos apresentados a Francisgleydisson, pai de família e um autêntico amante da sétima arte, que, fugindo de outros lugares "impestados por aquelas tevês monstrengos" chega na cidade com o intuito de abrir o Cine Holliúdy, com muitos "filmes de porrada", "astistas" e "cabras do mal" capazes de mexer com o imaginário das pessoas.
Um "cabra arretado" e grande estrategista do marketing, Francisgleydisson dribla todas as dificuldades (financeiras e técnicas) com muito bom humor. Recheado de expressões tipicamente cearenses, o longa é uma celebração ao cinema e ao humor local, tanto, que ele é legendado para que ninguém se perca no mar de expressões como "caba de pêia" e "armaria" (que nos últimos meses ficou bem conhecida graças ao Bode Gaiato).
Baseado no curta "Cine Holliúdy - O Astista contra o Caba do Mal" (2004), que ganhou vários prêmios em festivais, o cineasta Halder Gomes traz uma visão peculiar sobre o interior do nordeste, mesmo com a produção de baixo orçamento, além de trazer, em sua grande maioria, atores cearenses para montar o elenco. Somos apresentados à figuras essenciais de uma pequena cidade: A mulher fútil do prefeito interesseiro, seus capangas não muito inteligentes, a "piriguete", o cego, o bêbado e tantos outros que, com seus apelidos e trejeitos, arrancam gargalhadas até mesmo de quem não conhece a cultura das bandas de cá.
O filme estreou no Ceará antes de todo o Brasil e foi sucesso de crítica e público. Dia 30, ele entrou em cartaz nas principais cidades do norte/nordeste e pra saber quando vai chegar aí onde você mora, é só ficar de olho no facebook deles!
Elenco: Edmilson Filho, Miriam Feeland, Roberto Bomtempo, Jesuíta Barbosa, Falcão.
Direção: Halder Gomes
Duração: 91 min.
Ano: 2013
Por: Natália Farkatt
De: Natal - RN
Email: natalia@revistafriday.com.br
0 comentários: